sábado, outubro 09, 2004

Na polémica da semana, ou do mês ou até quem sabe na polémica do ano o nosso Primeiro-ministro afirmou que todas as pessoas são livres de expressarem a sua opinião mas que tem de ser assegurado o princípio do contraditório. Ora o comentador Marcelo passava 45 minutos na conversa, correndo o Governo a tiro de canhão e ninguém podia rebater as suas opiniões visto não existir contraditório. Há quem pergunte se quando Pedro Santana Lopes fazia comentários na SIC era exercido o famoso princípio do contraditório.
Esta pergunta só pode resultar de ignorância ou de má fé. Na verdade quando PSL emitia opinião era imediatamente rebatido por PSL que contrariava a opinião de PSL mostrando que era ele PSL quem tinha razão. Isto pode parecer confuso mas não é. Agora que PSL é PM a situação é análoga. Quando PSL diz que os passes sociais podem ser deduzidos no IRS logo PSL vem dizer que o orçamento de Estado não permite esses benefícios fiscais. Quando PSL defende a baixa dos impostos, logo PSL vem dizer que se calhar não pode ser assim e que é melhor pensar bem no assunto, enfim pluralismo…

O expoente máximo do princípio do contraditório deu-se na última entrevista de Durão Barroso. Embora todos pensassem que estava ali apenas uma pessoa verificou-se que estavam lá o ex primeiro-ministro de Portugal e o presidente da Comissão Europeia que esgrimiram opiniões, algumas delas completamente antagónicas sobre temas como o Iraque, a responsabilidade social do Estado, entre outras.
Santana tem razão. E quem melhor que Santana para rebater Santana.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial